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Actividades Desenvolvidas  

Nesta secção expomos o que na generalidade foi trabalhado em cada uma das sessões de formação presencial. Há que referenciar que sempre que possível as planificações previstas tiveram em linha de conta as sugestões dos formandos, bem como as planificações previamente pensadas.

 1ª Sessão:

     Análise e reflexão participada do Programa de Formação Contínua em Matemática (princípios, objectivos, metodologias, conteúdos, avaliação e supervisão). Ênfase numa visão integrada da Matemática e sua relação com a vida quotidiana dos alunos. 

     Distinção entre exercício, problema e actividade de investigação. Breve análise do programa de Matemática do 1º Ciclo - a resolução de problemas como conteúdo, metodologia e objectivo.

(faça aqui o download da informação fornecida nesta sessão- formato pdf)

 2ª Sessão:

     Tipos de problemas: de um passo, de dois ou mais passos, de processo, de conteúdo, tipo puzzle, de aplicação, de aparato experimental, com dados a mais, com dados a menos e sem solução.

     Resolução de problemas envolvendo os conceitos de número cardinal e de número ordinal - sua planificação para implementação pedagógica junto dos alunos.

     Análise de um instrumento de avaliação de resoluções escritas de problemas (escala holística focada). 

 3ª Sessão:

     Modelos de resolução de problemas: Polya e Borralho - sua abordagem comparativa.

     Vantagens pedagógicas dos alunos aplicarem etapas de resolução de problemas.

     Apresentação e exploração de dois dominós numéricos - sua utilização lúdico-pedagógica para exploração do cálculo mental e consolidação das operações aritméticas.

     Sólidos geométricos: poliedros e não poliedros; distinção entre prismas e pirâmides: relação de Euler. Construção do cubo e do paralelepípedo - suas planificações.

     Conceito de polígono. Conceito de área e de perímetro. Exploração pedagógica do Tangram Chinês.

(faça aqui o download da construção do Tangran por dobragens- formato pdf)

 4ª Sessão:

     Resolução de problemas de processo para exploração de algumas estratégias de resolução (esquema ou desenho, tabela, descobrir um padrão ou regularidade, lista organizada).

     Rentabilização pedagógica de um jogo de cartões envolvendo os conceitos matemáticos de produto de factores iguais (potenciação) e pesagens.

 5ª Sessão:

     Situações de Matemática Recreativa:

      - leitura da mente.

      - descoberta da soma.

      - outras actividades.

     O conceito de algoritmo. Exploração, interpretação de vários algoritmos (código do BI, a descoberta de um número, o algoritmo da multiplicação Russa, Egípcia e de Gelosia) e a criação de algoritmos com vários objectivos para implementar na sala de aula.

 6ª Sessão:

     Início do estudo das bases e sistemas de numeração.

     Conceito de base e importância do valor posicional.

     Exploração de vários sistemas de numeração (Egípcio, Babilónico, Maia, Romano e Indo-Árabe).

     Conversão de numerais para a base dez.

     Leitura e escrita de números em bases diferentes da decimal.

 7ª Sessão:

     Conversão de um numeral escrito na base dez para outras bases.

     Adição e subtracção nas bases dois, três e cinco.

     Algoritmo da subtracção recorrendo ao método do empréstimo e ao método da compensação.

     Interpretação diferenciada do resultado da subtracção: resto, excesso e diferença - sua contextualização envolvendo situações problemáticas.

 8ª Sessão:

     Interpretação diferenciada do conceito de multiplicação: adições sucessivas, produto cartesiano e cálculo de áreas de figuras rectangulares.

     Barras de Napier para a multiplicação.   

     A divisão como operação inversa da multiplicação.

     Interpretação diferenciada do conceito de divisão: medição, partição e processo multiplicativo.

     Algoritmo da divisão - exploração de uma apresentação em PowerPoint (ver material de apoio).

 9ª Sessão:

     Simetria axial e simetria central.

     Importância do geoplano na sala de aula. Algumas considerações sobre a construção deste material.

     Conceito de ângulo e de amplitude de ângulo. Classificação de ângulos.

     Classificação de triângulos quanto aos ângulos e quanto aos lados.

     Classificação de quadriláteros.

     Diferenciação entre polígonos convexos e polígonos côncavos.

 10ª Sessão:

     Cálculo de áreas de figuras planas por decomposição e por enquadramento - utilização do geoplano.

     Teorema de Pick.

     Fórmula de Heron para o cálculo de áreas de triângulos.

     Conceito de figuras equivalentes.

     Área de algumas figuras geométricas (triângulo, quadrado, rectângulo, círculo, trapézio e paralelogramo obliquângulo).

     Conceito de perímetro de uma figura geométrica.

     Conceito de figuras isoperimétricas - cálculo de perímetros.

       Leitura e análise de textos relativos à avaliação por meio de portefólio.

       Introdução ao estudo dos números racionais. Conceitos de: fracção imprópria, fracção própria, numeral misto, fracção decimal, número racional decimal e número racional não decimal.

       Reflexão acerca de eventuais dificuldades inerentes ao operar com números decimais.

       Conversão de dízimas infinitas periódicas em fracções.

 12ª Sessão:

     O racional como "parte de", medida, quociente, razão e operador.

     Inverso de um número.

     Operações com números decimais (utilização do Material Cuisenaire, Calculador Papy e dominó decimal).

 13ª Sessão:

     Representação de números inteiros e decimais no calculador Papy.

     Utilização do calculador Papy na realização de adições, subtracções, multiplicações e divisões com números inteiros e decimais.

 14ª Sessão:

     Noção de volume e de capacidade.

     Cálculo dos volumes do prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera.

     Desenvolvimento de actividades sobre volumes, sólidos equivalentes e actividades de investigação na procura de regularidades.

     Utilização do papel isométrico para a representação de sólidos formados por cubos unitários.

     Exploração do dominó de volumes para possível utilização em ambiente de sala de aula.

 15ª Sessão:

     Algumas noções de estatística e actividades: tabela de frequência, frequência absoluta, frequência relativa e respectivas frequências acumuladas, gráfico de barras, gráfico circular, histiograma, pictograma e medidas de tendência central (média, moda e mediana).





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